sexta-feira, 15 de abril de 2011

Florestas plantada - aliadas do Planeta


O Brasil tem a segunda maior extensão florestal do planeta, com 516 milhões de hectares de florestas naturais e plantadas. Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o país fica atrás somente da Rússia.

Apesar do alto índice de exploração das matas naturais, o país está entre os grandes produtores de florestas plantadas do planeta. De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), o Brasil é o quarto maior produtor de celulose do mundo, antecedido por Estados Unidos, Canadá e China.

Ainda segundo dados da Bracelpa, 100% da produção brasileira de celulose e papel, tem como origem as plantações das árvores de eucalipto e pinus. As regiões mais produtoras são o Sudeste (36%), Sul (29%) e Centro-oeste (26%).

Usar matas plantadas como fonte de matéria-prima, além de evitar a utilização dos recursos naturais esgotáveis, conserva a biodiversidade, protege as nascentes e margens dos rios, e contribui para a absorção de CO2 da atmosfera. Nessa área o Brasil pode crescer ainda mais. Dos 850 milhões de hectares, o país tem 5,5 milhões de florestas plantadas
.


Fonte: http://www.educacaoadventista.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário