terça-feira, 17 de maio de 2011

Novo Código Florestal é tema de debate na Expoalagoas Genética


Aldo Rebelo palestrou sobre o Novo Código Florestal


Aldo Rebelo palestrou sobre o Novo Código Florestal


O deputado Federal por São Paulo, Aldo Rebelo (PCdoB), foi aplaudido de pé nesta sexta-feira (13), após sua palestra na Expoalagoas Genética, no Parque da Pecuária, em Maceió, onde ele falou sobre as questões mais polêmicas que envolvem o Novo Código Florestal Brasileiro.


O deputado, que é natural do município alagoano de Viçosa, fez um histórico do uso da madeira obtida pelo sertanejo nas matas para sua sobrevivência até chegar aos pontos mais debatidos do Novo Código Florestal, que tratam da ampliação das áreas de matas ciliares – aquelas que ficam às margens de rios.


Ele salientou que viajou por vários lugares do país para conhecer a realidade de agricultores familiares, ribeirinhos e indígenas, muitos deles nascidos nos locais onde vivem e praticam atividades produtivas, como pesca ou agricultura de subsistência.
Segundo Aldo Rebelo, é necessário que haja a preservação da mata ciliar e também da família ciliar, aquela que vive e produz nas proximidades dos rios, como é o caso dos agricultores familiares, dos ribeirinhos e dos indígenas. "Com a ampliação da Área de Proteção Permanente, muitas dessas famílias vão ser obrigadas a deixar suas casas, vão perder suas terras e não terão direito à indenização", frisou o deputado.
De acordo com ele, a legislação do Novo Código Florestal Brasileiro, em alguns artigos, não se assemelha a nenhuma legislação do mundo. "É de uma violência tremenda retirar as famílias de seus lares e obrigá-las a procurar um novo meio de vida", exclamou.
Ele explicou que, em alguns casos, com a ampliação da área de preservação às margens de rios para até 100 metros, os agricultores familiares que vivem na área, e cujas propriedades são em torno de cinco hectares, teriam que ser retirados do local. "Numa área onde se produz alimento as famílias seriam retiradas para preservação da mata", citou.
"A preocupação com o meio ambiente é necessária, correta e atual, mas deve conciliar com a produção de alimento e a viabilidade das pequenas unidades de produção rural", argumentou Aldo Rebelo. Ele citou ainda que, em Alagoas, 65% das propriedades têm até cinco hectares.
Na plateia estavam produtores rurais, lideranças do setor produtivo, técnicos, estudantes, servidores e gestores de órgãos públicos. Também acompanharam a palestra o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, o deputado Federal por Alagoas, Rui Palmeira, o deputado Estadual Gilvan Barros e o senador Benedito de Lira.
por Agência Alagoas

Fonte: www.aquiacontece.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário